Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

E aí ? Como é ou foi a sua experiência escolar?

O Museu de Arte do Rio está com uma exposição bem interessante sobre os desafios enfrentados pela educação, pela arte e pelo museu. vai rolar até o dia 11 de janeiro de 2015. Mesmo que você já tenha deixado o espaço escolar vale a pena uma visita!

A frase de Rubem Alves que dá título à exposição e ao post me fez pensar bastante… Não tenho dúvidas de que os espaços escolares em que trabalho atualmente são gaiolas, mas e eu? Eu as tenho deixado devidamente abertas pra que meus alunos possam voar?

cinthia_almeida_quadro_de_giz_site

Cinthia Almeida_Quadro de giz

Ou será que também estou presa nelas?

IMG_1748Em que momento a instituição escola deixou de lado o sentido grego (σχολή – scholē) que vislumbrava o espaço escolar como um espaço onde o lazer era empregado? Em minha experiência discente convivi com giz, mimeográfico, perguntas ctrl + c crtl+v, memorização, salas depredadas e, ainda assim eu respeitava esse espaço. Ainda que marginalizado eu me sentia aprendendo, ficava feliz em estar ali. Atualmente temos novos planos para o planejamento das atividades, inserção das Tic’s, um maior acesso às informações… Pensa comigo… com todo esse progresso era pra estar melhor…. ou não?

IMG_1729IMG_1731IMG_1733IMG_1736

Agora o acesso é ofertado amplamente! Mas em que condições? Até quando a BURROCRACIA (não, eu não digitei errado) vai fazer da Educação um aglomerado de arquivos suspensos ?

IMG_1754

Enquanto eu curo minhas asas feridas das grades da gaiola sigo também traçando novos planos de fuga, outros contos que me façam seguir nessa trilha sem encarar tudo como uma grande penitência…. Não deixe de dar uma passada no MAR e expor o que essa mostra causou em você. Seja aluno, educador, gestor, responsável, todos tem uma opinião e uma contribuição a dar ao espaço educacional!

IMG_1727

Comments

Uma ideia sobre “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

  1. Anastacia

    Adorei esse post!!! Tenho excelentes lembranças da minha épica de escola, de professores que me fizeram gostar e efetivamente aprender aquilo que eles se propuseram a nos ensinar!!! A mim a escola deu asas com certeza!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *