Livros que fazem história

Quem não tem, pelo menos um livro, que traga recordações da infância, da adolescência, de um momento especial?

– Aquele livro que vocês achou por acaso e adorou ler;

-Aquele que você foi obrigado a ler por causa de um trabalho da escola e acabou gostando.

Hoje eu compartilho com vocês um livro que li quando tinha uns 12 anos. Estava na 6ª série do Ensino Fundamental (Hoje isso equivale ao 7º ano do EF). Minha professora de geografia nos fez ler Dois idiotas sentados cada qual em seu barril da Ruth Rocha pra que a gente pudesse discutir em sala o tema da Guerra Fria. Além de uma leitura simples, cadenciada, bem ilustrada o livro não faz nenhuma menção direta ao conflito. Em uma delicadeza ímpar trata da intolerância do ser humano. Dessa mania de ver apenas as  atitudes do outro que lhe causam incômodo. Anos mais tarde, já como Fessora, comprei uma edição em espanhol desse livro e li para os meus alunos do 3º ano do EF. Sucesso total! Aí vai  um podcast com o áudio do livro e um link pra baixar a história em PDF.

Deixem o Teimosinho e o Mandão fazerem parte da história de vocês também!

Link para baixar o arquivo PDF com o texto do livro

Podcast do livro interpretado pelos alunos: Douglas (o Teimosinho) – 8ª série A; Jonathan (o Mandão) – 8ª série A e Yohana (a narradora) – 5ª série A, todos alunos da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Dom Hélio Campos, Fortaleza – Ceará.

 

dois idiotas

 

Qual foi o livro que te marcou? Por que? Compartilha sua história com a gente!

Comments

Uma ideia sobre “Livros que fazem história

  1. Anastacia

    Adorei!!! Ruth Rocha é a história do ensino fundamental né?!?! Toda criança já leu ao menos um livro dela. Esse especialmente foi muito, muito bem pensado!!! Adorei o post Wan!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *